O programa Crescer Juntos foi criado pelo Banco BIC para apoiar organizações sociais que trabalham no combate à miséria, à pobreza e no enfrentamento das questões sociais mais urgentes que impedem Angola de ser um país com mais igualdade e mais inclusão social. A nossa missão é também a de inspirar empresas e particulares a estarem connosco nesse objectivo.
Projectos apresentados por organizações sociais constituídas há pelo menos 2 anos com trabalhos nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Assistência Social destinados a crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e que não façam distinção de raça, credo religioso, orientação sexual ou orientação política.
O programa Crescer Juntos pretende apoiar inovações e soluções consistentes que actuem, não apenas nas consequências, mas também nas causas dos nossos mais urgentes problemas sociais. Nesse sentido, serão critérios principais:
Além de apoio financeiro, programas de formação e de capacitação para a equipa gestora do projecto e a mobilização de voluntários. O programa vai buscar atrair também o apoio de particulares e de empresas que possam dar o seu contributo financeiro ou estratégico para as organizações sociais.
O apoio será proporcionado pelo período de 12 meses a contar da data de entrada no programa.
Os recursos financeiros serão disponibilizados em tranches a serem estabelecidas caso a caso e de acordo com as fases de execução de cada projecto
Manter uma relação de transparência e de confiança para com o programa e o Banco BIC. Apresentar, sempre que solicitados, relatórios financeiros ou prestações de contas. Participar activamente dos encontros de formação e capacitação que o programa proporcionar.
O Conselho Consultivo tem o papel de aconselhar estrategicamente a equipa gestora do programa Crescer Juntos e de participar da decisão final sobre quais organizações sociais serão aprovadas. O Conselho também acompanhará a evolução dos projectos apoiados por meio de reuniões periódicas e ajudará a resolver questões emergenciais não previstas.
O Comité Técnico tem o papel de coordenar e executar os trabalhos de selecção de projectos, visitas técnicas, de aplicar os programas de formação, de receber e aprovar as prestações de contas, de solicitar e avaliar documentos e outras informações relativas ao impacto social da organização.
Com certeza! O número de organizações sociais apoiadas a cada ano diz respeito àquelas que cumprem com todos os critérios de selecção, mas também tem relação directa com a capacidade financeira anual do programa. Seria para nós impossível apoiar todas as organizações que gostaríamos de ver apoiadas. Se por acaso a sua organização não foi seleccionada este ano, fique à vontade para enviar uma nova candidatura para o processo selectivo de 2023.
Não há problema. Fale connosco através do e-mail info@crescerjuntos.ao